Aleitamento materno
- Natália Drulla Lied
- 9 de mar. de 2018
- 1 min de leitura

O aleitamento materno na primeira hora de vida é muito importante pois estimula a produção de leite, auxilia nas contrações uterinas, diminui o risco de hemorragia ou infecções e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e bebê.
O apoio e estímulo do pai, da família, dos amigos e dos profissionais de saúde é fundamental para o sucesso da amamentação pois contribuiu para a confiança e segurança materna.
Recomenda-se (Organização Mundial da saúde e Ministério da Saúde) o aleitamento exclusivo até os seis meses , portanto não é necessário oferecer chás, sucos, outros leites, nem mesmo água. Após essa idade, inicia-se a complementação alimentar e a amamentação continua até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Muitas vezes o retorno ao trabalho gera o desmame precoce. E então, já se perguntou como assegurar o direito da gestante e do bebê ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida? (tema para se aprofundar em outro texto...)
Voltando ao tema, a humanização do parto, incentiva a amamentação já na primeira hora de vida e por isso a importância que aconteça no mesmo ambiente do parto ou que tenha alojamento conjunto mãe/bebê, que se realize os primeiros exames do bebê junto da mãe e que se incentive a livre demanda.
Algumas dúvidas, medos, crenças ou mitos fazem com que a amamentação se torne difícil. Por isso, informação, orientação e apoio são fundamentais!
Como Doula e Educadora Perinatal tenho a oportunidade de oferecer informações, apoio e orientação com qualidade e empatia. E sendo necessário, indico Consultoras em Aleitamento Materno.
Comments